Por que Tanto Sofrimento?

Escrito por Rev. Weber Sérgio   
Ter, 02 de Junho de 2009 23:59

No mundo que vivemos prega-se não à dor. “Tomou Doril, a dor sumiu!”; “Pare de sofrer!”. À menor dor de cabeça, toma-se remédio. Não queremos sentir dor de forma alguma.

Mas ela insiste em se fazer presente num mundo caído devido o pecado de Adão e Eva, que desarranjou o que era perfeito. Sabemos disso, mas não queremos saber dela. Seja dor física (no corpo), seja dor emocional (no coração), dor espiritual (na alma), nós não a queremos!

Uma garotinha com quatro dentinhos estava brincando no quarto, a sorrir e murmurar. A mãe correu até lá esperando que ela tivesse descoberto alguma nova diversão. O nenê havia mordido a ponta do dedo e estava
brincando com o sangue, fazendo desenho com as gotas. Sem dor, ela havia perdido o sentido inato da auto-proteção. A hanseníase provoca isso: ataca os tecidos nervosos, que transmitem sensação de dor ao cérebro, impedindo
a informação.

A dor tem sua importância. A dor física é importante por ser um alerta de perigo de que podemos nos queimar com o fogo, ou como sinal de que algo está errado em nós, através de uma cólica. A dor na alma é importante por alertar de que o caminho que se segue está errado. Sim, pode estar avisando que existe a necessidade de correção da rota. Que existe algo ‘machucando’. Que se precisa de cuidado médico, do Médico dos médicos! A dor na alma mostra que algo não está funcionando do jeito que deveria ser. Precisa de tratamento!

Não faço apologia à dor e ao sofrimento, mas apenas chamo sua atenção para o fato que está presente em nosso planeta, e ninguém, nem os seguidores de Jesus estão isentos. Dentre as dores e sofrimentos, a ocorrência que mais incomoda é a morte. Esta é uma certeza para todos. Foi adquirida a partir da separação espiritual do homem com Deus, lá no jardim do Éden (Gn 2.17; Rm 5.12).

A dor e o sofrimento podem te afastar de Deus, levando a odiá-Lo por permitir miséria, sofrimento, dor, angústias presentes neste mundo; ou, a dor e o sofrimento podem levá-lo ao relacionamento e intimidade com Ele. Crendo que, por ter Jesus sofrido e passado o que passou aqui na terra, entende a sua dor, chora contigo e te dá forças a cada dia; crendo n´Ele, quando diz que este mundo não é tudo o que existe, e que Ele está preparando um lugar perfeito para aqueles que o seguirem na terra destruída pela dor (Ap 21.4); crendo que a graça te sustenta!

Eu não sei como você tem enfrentado suas dores. Não sei se já esteve perto da morte. Eu não sei qual a sua expectativa quanto ao seu futuro após a morte. Mas sei que você almeja uma vida sem dor, sem sofrimento, uma vida perfeita, cheia de alegria. Quero lhe dizer que só há um caminho: Jesus Cristo, filho de Deus! Ele te dá a vida eterna – “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

Embora tenha sofrido e morrido, Jesus ressuscitou e tornou-se a grande vitória do mundo, reconciliando Deus e o homem. Os seguidores de Jesus não estão isentos das tragédias deste mundo, como ele mesmo não esteve, mas Cristo deu-nos a possibilidade de uma vida futura sem dor e sem sofrimento. Assim, todas as nossas dores são temporais.

E esta certeza nos capacita a viver, na esperança certa da Sua volta triunfal para o deleite de uma vida perfeita. Glória a Deus!