Entrevista ao Site Inema

Em maio de 2008 Max Portela conta ao INEMA como começou e como acontecem os encontros do Aliança MC, na cidade do Gama (DF).

 

 O Aliança MC surgiu em março de 2008, e desde então, vem conquistando a cidade e os arredores do Gama, no Distrito Federal. O grupo é composto por dez integrantes, entre eles, Max Portela, que também é um dos fundadores.

 Junto com Max, os motociclistas que fazem parte do Aliança MC são: Bruno, Erinaldo, Jailson, Francisco, Leandro, Robson, José Luiz, Silas, Fernando.Todas as quartas à noite e nos sábados pela manhã, os amigos se encontram em uma lanchonete que no momento, é o ponto de encontro dos motociclistas.

 

Max explica que com exceção dele, a maioria dos integrantes do Aliança MC, são motoboys que estão em busca de novas oportunidades. Segundo ele, para pertencer a este grupo, além de possuir CNH, é preciso mostrar fidelidade, andar com o grupo e estar sempre disposto a ajudar os outros.

 

Max conta que por acaso que se tornou um dos fundadores do Aliança MC. O rapaz sempre pertenceu ao motoclube de seu tio, o “Cobras do Asfalto”. Ele pensava “se era para eu ser de algum moto clube, seria do Cobras do Asfalto”. Porém, acabou sendo convidado para ajudar a fundar o Aliança MC, e aceitou.

 

A idéia de criar um motoclube, partiu dos amigos Bruno e Erinaldo, que antes pertenciam a outro grupo, porém, saíram. Ao terem a idéia, convidaram Max para ser o presidente do clube. Além de andar de moto, os rapazes do Aliança também são muito religiosos, e levam com eles, a palavra de Jesus a todos os lugares.  

 

Para fundar este grupo, o motociclista afirma que foi preciso ter muita força de vontade, determinação e fé em Cristo. Conversando com pessoas mais experientes do mundo motociclístico, os amigos conseguiram debater idéias e definir melhor a proposta do grupo.

 

Algumas das motocicletas que compõe o Aliança MC são CG 125 Fan, CG 150 e CG 150 Sport. E com essas máquinas, os motociclistas vão a eventos, se reúnem para bater um papo, e muito mais.

 

Mesmo hoje, com essa união, ele conta que no início, foi uma missão difícil, pois muitas pessoas não acreditaram que um moto grupo poderia dar certo. No entanto, com o passar do tempo, uns foram criando laços com os outros, e principalmente com o Aliança MC.

 

Os principais objetivos do moto grupo é ser reconhecido por onde passarem, elaborar projetos sociais e divulgar a palavra de Deus por todo o país.  “E o resto, é com Deus, o que Ele colocar em nossos corações, iremos fazer” - enfatiza Max.

 

Nos encontros, o grupo estabelece metas, passam o tempo uns com os outros e conversam muito. Só o fato de estarem juntos, já é o mais importante, diz ele. Os motociclistas, inclusive, estão planejando um grande encontro, reunindo vários motogrupos da região.

 

A estrutura do evento que planejam, engloba shows ao vivo, praça de alimentação, local destinado para camping, manobras com motos, exposições de motos antigas, entre outras atrações.

 

A proposta de um evento como este, segundo o grupo, é unir pessoas de várias tribos e vários lugares em um único sentido: prestigiar e desfrutar do prazer de estar em cima de duas rodas.

 

Unir pessoas, olhar para elas, e ver que elas gostaram do evento e pretendem voltar no próximo ano. Essa é a sensação e objetivo do grupo, sobre o grande encontro que estão planejando.

 

Porém, para realizar este sonho, é preciso, além de muito trabalho, dinheiro e divulgação. E é atrás desses dois últimos itens, que os rapazes estão correndo.

 

O símbolo que representa o moto clube é duas alianças e a estrela Davi. Max explica o significado: “A aliança dourada significa a aliança do homem; A aliança em forma da coroa de Cristo significa a aliança entre Cristo e o Homem.

 

Isso simboliza a crucificação de Jesus, por nós, e as duas alianças estão entrelaçadas nesta união. Este símbolo foi escolhido porque este é um moto clube Gospel” - completa ele.

 

Para arrecadar fundos, os integrantes do clube pagam uma mensalidade, que segundo eles, serve para muitas coisas. Com esse fundo, eles ajudam a si mesmos, pois o dinheiro custeia o combustível, alimentos, pneu furado, e manutenção das motocicletas em viagens e passeios.

 

O Aliança MC é uma segunda família para os motociclistas, e para integrar grupo, os membros devem cumprir com as regras básicas, que são: ir ás reuniões e viajar juntos.

 

Desde a fundação, em março deste ano, o grupo já realizou três motoviagens, entre elas, ele destaca a viagem à Goianésia, em abril: “Foi muito incrível, partimos de Gama com cerca de vinte motos...

 

...Chegamos a Alexânia (GO) e paramos em um posto, lá já estavam mais de quarenta motociclistas. Como queríamos ir devagar, curtindo a viagem, ficamos um pouco para trás. Passamos por Pirenópolis, e em seguida em levei um tombo, por causa da brita do solo...

 

Continuamos, e paramos em uma cidade chamada Malhador (GO) onde eu fiz meus primeiros socorros, lá também jogamos sinuca. Depois disso, seguimos viagem, foi muito bom” - relembra.

 

 Os motociclistas do Aliança MC, sempre com muita fé em Jesus, tem planos de realizar muitas viagens , e a principal delas, é atravessar o Brasil sem rumo, revela Max.

 

Mas antes de qualquer motoviagem, ele alerta que se deve conhecer o caminho através de mapas, e ter coragem se aventurar e, muitas vezes, passar a noite acampando no meio do mato. 

 

 

Reportagem no Site: https://inema.com.br/mat/idmat099184.htm

 

Fonte: Max Portela
Cidade: Gama-DF-Brasil
Fotos: Max Portela
Publicado: Ananda Franco Garcia
DATA: 29/05/2008