UMA RECEITA DE "VENENO" PARA DEIXAR SUA CG 125 COM MAIS POTENCIA.

07/07/2009 15:56


 

Uma Honda CG 125 muito especial impressiona não pelo seu visual, pintura ou acessórios, que são os ?conhecidos de sempre?. O ?algo a mais? está no pequeno motor preparado, que faz esta CG 125 sair na frente dos outros modelos da mesma ?década?. Enfim, uma CG? rejuvenescida?. Esse ?segredo? é possível de ser feito em qualquer CG 125, principalmente as mais antigas.

O lançamento da Honda CG 125 Today com CDI (Ignição Eletrônica) em 1991 -com o motor ?retrabalhado? e ganhado 1,5 cv abriu a possibilidade de melhorar também o motor de todas as Honda CG 125 até agora fabricadas. Segundo o professor de mecânica e preparador Renato Gaeta (colaborador de DUAS RODAS), a preparação, no caso de um ?veneno leve? do motor da CG 125, é um serviço simples que pode ser feito pelo próprio motociclista, deixando o motor de 5 a 10% mais potente, continuando resistente e econômico. No caso das CG feitas antes de 91, a potência pode ser de 11 mais de 12,5 cv (a 7.000 rpm). Uma ?preparação? do motor quatro tempos da Honda CG 125 - que praticamente não afeta sua durabilidade - exige a substituição das válvulas de admissão e escape por outras de diâmetro maior (exatamente como foi adotado na Honda CG 125 CDI após 91) além do polimento dos dutos no cabeçote, que são a entrada de combustível e saída dos gases queimados.

 

O ?veneno?, acompanhado de afinação de toda moto, deixa a Honda CG 125 ligeiramente mais veloz (devido ao pequeno ganho de potência), mas o ganho maior é notado no desempenho geral da moto (aumento de torque), pois não é necessário ?abrir todo o gás? para a CG andar melhor.

Tanto a desmontagem do cabeçote, a remoção das válvulas e polimento dos condutos internos exigem algumas ferramentas adequadas, além de habilidade técnica. Mas nada impede que o próprio motociclista execute a parte da ?preparação? que está ao seu alcance e oriente (ou acompanhe) os serviços técnicos em uma oficina especializada em retífica.

 

 

1) REMOÇÃO DO CABEÇOTE

Para remover o cabeçote da Honda CG 1 25 não é preciso retirar o motor do quadro. Desmonte os componentes com o motor frio, para que todo óleo fique no cárter e também para evitar o empenamento das peças, que podem se deformar se forem retiradas com o motor quente.

 

A) Retire o tanque, carburador e escapamento.

 

B) Remova a tampa do cabeçote, soltando os parafusos gradativa e alternadamente (algumas voltas por vez em cada parafuso) até soltá-los completamente. Essa norma deve ser seguida na desmontagem e também na posterior montagem dos demais parafusos e porcas do motor, para evitar deformações e trincas.

 

super cg 2.jpg

 

 

C) Retire o suporte dos balancins e as varetas. Solte os três parafusos que prendem o conjunto dos balancins e a seguir puxe as duas varetas para fora do cabeçote.

 

super cg 3.jpg

 

 

D) Desaperte lentamente as porcas dos quatro prisioneiros do cabeçote (também seguindo um ?X?) com uma chave ?T? e observe que existem arruelas que devem ser recolocadas na mesma posição, caso contrário a lubrificação das partes altas do motor pode ser prejudicada.

 

 

E) Remova o parafuso lateral e externo do cabeçote.

 super cg 6.jpg

F) Retire o cabeçote. Remova as porcas dos prisioneiros e puxe o cabeçote para fora do motor. Se necessário, dê algumas pancadas com as mãos para soltá-lo mas não force sua retirada com rramentas.

 

Atenção - não remova o cilindro, já que esta ?preparação? do motor da CG 125 restringe-se ao trabalho no cabeçote.

 

 

 

2) REMOÇÃO DAS VÁLVULAS

A) Com uma chave especial, que pressiona as molas das válvulas, retire as travas de cada uma, o que libera as molas e a própria válvulas. Mas algumas pancadas na mola também soltam as travas. O problema é que para a montagem das válvulas, será necessária está chave especial.

 

 

 

PREPARAÇÃO DO CABEÇOTE - VENENO

Esse serviço compreende o polimento dos dutos de admissão e escape, e a substituição da guia da válvula de admissão por outra de formato diferente, adequado para a colocação na sua extremidade de um retentor de óleo. Devem ser usadas ?válvulas com diâmetro de 1 mm maior, o que requer a retífica para alargamento das sedes no cabeçote, serviço também executado na retífica.

 

 

 

 

3) POLIMENTO DOS DUTOS

Deve-se polir as paredes internas dos dutos de forma a eliminar imperfeições de fundição, como as rugosidades e ressaltos. O bom ?veneno? depende desse trabalho, já que o polimento dos dutos melhora o fluxo da entrada de ar e também do escape dos gases (respectivamente pelas válvulas de admissão e escape) o que aumenta o rendimento do motor.

 

 

 

Serviço

A) Para o polimento, utiliza-se um chicote de esmeril com pontas de limas rotativas de diversos formatos. O motociclista deve operar o chicote com cuidado e paciência, como se estivesse fazendo uma ?escultura? nos dutos. Esse serviço pode levar até algumas horas e deve limitar-se à regularização da superfície, evitando aprofundar demais o polimento, o que pode danificar o cabeçote. De qualquer forma, esses danos são difíceis de acontecer na Honda CG 125, que tem um cabeçote bem reforçado.

 

B) Lubrifique a ponta da lima rotativa com querosene, antes do serviço, para prolongar a durabilidade.

 

4) SUBSTITUIÇÃO DA GUIA DA VÁLVULA DE ADMISSÃO

O maior rendimento do motor pode ocasionar a queima de óleo, aspirado pela guia das válvulas, o que é evitado com a colocação de retentor nesta guia. Ela deve ser colocada por oficina especializada, pois exige prensa e cuidados especiais para não danificar o cabeçote.

Obs. - Podem ser usadas as guias com retentores de óleo da nova

Honda CG 1 25 ?CDI?.

 

Observação importante: Na preparação da Honda CG 125 não se deve alterar a taxa de compressão do motor (com o rebaixamento do cabeçote) nem modificar a câmara de combustão, muito menos ?preparar? o comando de válvulas. O pequeno motor de quatro tempos da CG 125 não permite ?venenos? mais pesados e qualquer alteração mal feita no seu diagrama de funcionamento geralmente traz problemas de consumo, durabilidade, e às vezes até piora o desempenho.

 

6) MONTAGEM DO CABEÇOTE

A) Substitua a junta do cabeçote, depois de remover completamente a junta antiga. Observe a colocação correta dos pinos-guias.

 

super cg 8.jpg

 

B) Apenas um dos pinos-guia tem uma pequena arruela de borracha que deve ficar no prisioneiro de trás, do lado direito, olhando-se para a frente da moto. Essa arruela evita vazamentos de óleo e não deve ser colocada no pino-guia errado.

 

C) Encaixe o cabeçote sobre o cilindro e cuide para acomodar corretamente os pinos-guia do cilindro. Após encostar na junta do cabeçote, coloque inicial- mente o parafuso lateral do cilindro, com a arruela.

 

D) Coloque as porcas dos prisioneiros, com as arruelas, e aperte progressivamente cada porca (não exagere no aperto). Se tiver, use um torquímetro, dando a pressão de 2,5 kgf/cm2.

 

E) Encaixe as varetas do comando, cuidando para que não caiam no orifício central, de onde só poderá ser retirada com a remoção do cilindro.

 

super cg 9.jpg

 

F) Instale o suporte dos balancins, o que deve ser feito com o pistão na posição PMS (Ponto Morto Superior) na fase de com pressão.

 

G)Acione o pedal de partida para observar o movimento das varetas e balancins e regule a folga das válvulas com o cálibre de 0,08 mm.

 

H) Coloque a tampa do cabeçote (verifique antes a guarnição de borracha), aperte bem os parafusos e reinstale o carburador, escapamento e o tanque.

 

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

7) CARBURADOR - Mantenha-o bem limpo e regulado e, para melhorar o desempenho (se precisar), levante a agulha em um ponto. Verifique o estalo das juntas, bóias e outros elementos.

 

 

 

8) FILTRO DE AR- Limpe o elemento de espuma e substitua o, se estiver deteriorado, por outro original para garantir o Fluxo correto de ar. Não é muito importante, mas a caixa o filtro de ar pode ser ?aberta? com a colocação de mais uma tomada de ar, embaixo do banco. Não rode com a caixa do filtro aberta ou sem elemento filtrante.

 

 

 

9) ESCAPAMENTO - Como o escapamento original da Honda CG 125 é mais ?fechado? para reduzir o ruído, a colocação de um escape um pouco mais ?esportivo? chega a ajudar um pouco o desempenho.

 

10) VELA DE IGNIÇÃO - Em cidades onde a temperatura é geralmente elevada, use a vela DP 8EA-9, no lugar da D 8EA original.

 

11) CUIDADOS ESPECIAIS - Para aproveitar melhor o desempenho da Honda CG 125 ?envenenada?, revise e faça a manutenção, se For o caso: A) Caixa de Direção; B) Rolamentos das rodas; C) Freios; D) Pneus; E) Alinhamento das rodas; F) Óleo do cárter; G) Filtros de ar, de gasolina e de óleo; H) Cabos de comando.

 

Regulagem das Válvulas

Para garantir a abertura correta das válvulas do cabeçote nos tempos exatos da admissão e escape, é necessário que as folgas estejam dentro da medida correta, caso contrária as válvulas podem ficar presas, (na posição aberta ou fechada, prejudicando o funcionamento do motor). A regulagem deve ser feita com o motor frio com uma lâmina de cálibre de 0,08 mm, além de uma chave-estrela de 10 mm e uma pequena chave de ajuste de válvulas, de ponta de secção vazada quadrado especial para esse serviço. Proceda da seguinte maneira:

 

super cg 10.jpg

 

 

A) Remova a tampa lateral esquerda do motor e a tampo do cabeçote.

 

B) Gire o volante magnético até que coincida a marca "T" impressa com a referência fixa do bloco do motor. Neste momento, o pistão deve ficar em PMS (Ponto Morto Superior). Se necessário, mova o pedal de partida (com a mão e o motor desligado) até chegar nessa posição.

 

C) Introduza a lâmina de cálibre entre o parafuso ajustado e a ponta da válvula. A lâmina deve deslizar raspando, e não ficar presa ou solta demais.

Caso contrário, a válvula deve ser regulada.

 

D) Para a regulagem da folga, solte a contra-porca e gire (com a chave de regulagem) o ajustador do balancim, até que o balancim toque ? sem pressão - a lâmina do cálibre. Depois, aperte bem a contra-porca.

 

E) Após a regulagem da folga das duas válvulas, movimente o pistão (acionando o pedal de partida várias vezes) e confira novamente as folgas.                                                                  

 

Voltar